Depois de passarem mais de 230 dias no espaço, três dos quatro astronautas precisaram ser hospitalizados quando retornaram da Estação Espacial Internacional no final de outubro. Eles estavam na missão SpaceX Crew-8 e revelaram alguns detalhes da readaptação na Terra durante uma coletiva de imprensa no dia 8 de novembro. O trio não revelou o motivo dos problemas médicos, mas eles discutiram alguns dos sintomas que experimentaram durante o reajuste à vida sob os efeitos da gravidade.
Matthew Dominick, comandante da missão disse que está “fascinado pela readaptação”, mas também revelou qual está sendo a sua maior dificuldade nesse processo: “As grandes coisas que você espera — estar desorientado, estar tonto. Mas as pequenas coisas, como apenas sentar em uma cadeira dura… Minhas costas não sentam em algo duro há [235] dias.”
Detalhes de como estão os astronautas depois da missão
Ao lado de Dominick, os colegas astronautas da Nasa Michael Barratt e Jeanette Epps também revelaram alguns detalhes dessa readaptação: “O peso e a gravidade das coisas são surpreendentes”, disse Epps sobre sua experiência de retorno à Terra. “(Eu tenho) me deitado em qualquer oportunidade que tenho. Mas você tem que se mover e tem que se exercitar todos os dias, caso contrário, você não obtém esses ganhos. Você tem que se mover, independentemente de quão exausto você se sinta.”
De acordo com a NASA, a cápsula da SpaceX “executou uma entrada e aterrissagens normais” e todos da tripulação apareceram sorrindo e acenando quando enquanto saíam do veículo a bordo de uma nave de recuperação. A instituição espacial também não disse qual foi o motivo da internação de um dos astronautas, dizendo em um nota apenas que o membro da tripulação estava “em condição estável” e “sob observação como medida de precaução”.