Vídeo: satélite da Starlink cai na Terra
No último sábado (9), habitantes dos Estados Unidos relataram ter visto um meteoro por volta das 22h (no fuso horário local). Porém, a bola de fogo brilhante que foi vista passando pelos estados do Colorado, Kansas, Texas e Oklahoma era na verdade um satélite da Starlink.
“Esta foi uma bola de fogo fragmentada. Eu a vi como uma área brilhante que se tornou mais claramente uma grande bola de fogo que se fragmentou”, relatou Ryan T., morador do Kansas que observou a passagem do satélite. Uma câmera de segurança em Burlington, no Kansas, registrou o momento:
Esse satélite em particular foi nomeado Starlink-4682, segundo o astrônomo Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica Harvard–Smithsonian. De acordo com o Space, ele faz parte da missão Starlink 4-23, em que um grupo de 54 satélites foi lançado ao espaço em 2022.
Esses satélites Starlink estão reentrando na atmosfera (caindo) com frequência. A maioria dessas reentradas passa despercebida, mas em alguns casos elas produzem bolas de fogo bem semelhantes aos meteoros. Aliás, em algumas ocasiões, os satélites foram confundidos até com naves espaciais.
Satélites da Starlink estão atrapalhando a vida dos astrônomos
A Starlink é uma empresa de internet via satélite operada pela SpaceX, a empresa do bilionário Elon Musk. De acordo com a Revista Galiley, atualmente existem cerca de seis mil satélites da Starlink orbitando a Terra. Porém, nem tudo são rosas. A enorme quantidade de satélites da empresa está sendo uma pedra no sapato dos astrônomos.
A luz vinda de planetas ou estrelas distantes é bem fraca e, por isso, as câmeras espaciais precisam ficar muito tempo abertas para tentarem captar a imagem final. Mas, justamente por esse tempo maior de exposição, as imagens têm grande chance de serem “estragadas” por algo passando na frente da câmera, como um planeta, um asteroide ou um satélite.
Fonte: Space, Canaltech e Revista Galileu.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.