Gatos são líquidos? Cientista viraliza com estudo inovador
Os pais e mães de gatos sabem. Esses felinos costumam ser muito flexíveis e amam se “espalhar” em espaços pequenos, como na imagem abaixo. Se você já olhou para o seu gato fazendo isso e pensou: parece até água espalhando, você estava mais perto da verdade do que poderia imaginar. Acredite se quiser, uma série de estudos avalia que gatos podem ser considerados parcialmente líquidos.
Gatos são líquidos (pelo menos em parte)
“Quando confrontados com uma série de aberturas progressivamente menores, os gatos são capazes de derramar, como um líquido, hesitando quando a abertura é muito pequena para o conforto”, explica o Science Alert. “Isso sugere que, além de exibir algumas das propriedades dos fluidos, os gatos também possuem uma medida de autoconsciência sobre seu próprio tamanho.”
Quem fez a descoberta foi o etologista Péter Pongrácz, da Eötvös Loránd University, na Hungria. Lembrando que etologia é uma parte da ciência que estuda o comportamento dos animais.
Gabriela Bailas é PhD em física e psicopedagoga e faz vídeos sobre ciência nas suas redes sociais. Seu perfil no Instagram conta com mais de 400 mil seguidores. Ela fez um vídeo falando sobre o fato dos gatos serem parcialmente líquidos. O vídeo é um dos mais bem sucedidos do seu perfil, tendo alcançado quase 850 mil visualizações.
No vídeo, ela recupera um estudo de 2014, do físico francês Marc-Antoine Fardin, que mostrou que gatos conseguem se adaptar ao formato de recipientes, uma das propriedades dos líquidos. Para Fardin, essa habilidade colocaria os felinos em uma categoria de sólidos amorfos – sólidos com algumas propriedades de líquidos.
Essa habilidade dos felinos facilita a vida de caçador deles, já que eles conseguem passar em espaços estreitos enquanto perseguem seus alvos.
Fonte: Science Alert.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.