Existem vários mitos sobre dormir com os cabelos molhados e a crença de que essa prática faz mal é bastante comum, mas será que existe alguma verdade por trás disso? Bom, de acordo com especialistas, não é recomendado fazer isso por vários fatores, apesar de não ter um consenso completo com os dermatologistas, já que alguns especialistas possuem outras teorias.
De acordo com alguns dermatologistas, não lavar o cabelo seria pior do que dormir com ele molhado: “Após o exercício, é aconselhável garantir que seu cabelo esteja seco antes de ir para a cama”, explicou Alexis Stephens , DO, dermatologista e fundadora da Parkland Dermatology & Cosmetic Surgery em Coral Springs, Flórida. “O cabelo molhado é mais frágil e propenso a danos. Dormir com o cabelo molhado pode levar ao aumento do atrito contra o travesseiro, causando quebra e enfraquecimento da haste capilar. Além disso, um couro cabeludo úmido pode ser um ambiente propício para bactérias e fungos, potencialmente levando a problemas no couro cabeludo.”
Por que não é recomendado dormir com os cabelos molhados?
Dentro da lógica de que não é benéfico dormir com o cabelo molhado, um deles é que os fios tendem a ficar mais elásticos, tornando-o mais suscetível a quebras e danos causados pelo atrito com o travesseiro. Além disso, a umidade do cabelo molhado cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, o que pode levar a problemas como caspa, seborreia e outras infecções no couro cabeludo.
Outro fator negativo é que, o suor produzido durante o sono, combinado com a umidade dos cabelos, pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e deixar os fios com aspecto pesado e sem vida.
Muitas pessoas acreditam que dormir com os cabelos molhados pode causar resfriado. No entanto, não existe nenhuma evidência científica que comprove essa relação. Os resfriados são causados por vírus e não pela umidade dos cabelos.