Este foi o animal que mais extinguiu outros animais — e ele pode estar dentro da sua casa!
Sim, o seu gato provavelmente é o animal mais fofo e adorável do mundo aos seus olhos. E de fato, existem muitos gatos domésticos tranquilos e dóceis. Mas, no geral, gatos ainda conservam muitas características dos seus antepassados selvagens: são carnívoros ágeis, rápidos e com um forte instinto territorial e por caçar. Mesmo com gatos domésticos, não é incomum vermos eles matando criaturas pequenas, como pássaros, lagartixas e ratos.
“Os gatos já extinguiram mais vertebrados do que qualquer outro predador”, explica o g1. Em apenas 75 anos, os gatos foram responsáveis pela extinção de várias espécies de répteis em ilhas pequenas. Nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, estima-se que a chegada dos gatos ao arquipélago tenha sido uma das causas do desaparecimento do lagarto-gigante-de-la-palma, de dois roedores gigantes e de algumas aves.
Além disso, a extinção mais rápida de uma espécie foi causada justamente por um gato. O tal gato se chamava Tibbles. Ele era o mascote de um faroleiro da ilha Stephen, na Nova Zelândia. Na região, existia um pássaro noturno não voador que ganhou o nome científico Xenicus lyalli — a cotovia-da-ilha-stephen.
Pelo jeito, Tibbles gostava bastante de caçar a espécie e exterminou ela sozinha no inverno de 1895. Os únicos exemplares da espécie são os exemplares mortos pelo gato e dissecados pelo seu tutor, o faroleiro D. Lyall.
Gatos viraram ameaça ao ecossistema na Austrália
Na Austrália, os gatos ferais se tornaram uma ameaça para 140 espécies nativas do país. “Os gatos ferais são da mesma espécie dos gatos domésticos, mas vivem e se reproduzem na selva, sobrevivendo da caça ou de animais mortos. São encontrados em toda a Austrália, em todos os habitats”, explicou o Departamento de Meio Ambiente e Energia do país. “Apesar de reconhecer a importância dos gatos domésticos como animais de companhia, gatos que voltam à vida selvagem podem ameaçar a fauna nativa.”
Inclusive, o governo australiano entrou com uma série de medidas para exterminar gatos ferais no país, incluindo a aprovação do uso de um equipamento que dispara um gel venenoso, que matam os gatos na hora em que eles lambem o pelo para se limpar.
Fonte: g1, BBC e Visão.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.