Canadá toma medida e expulsa filial do TikTok do país

Desde 2020, quando o TikTok se tornou extremamente popular na pandemia de Covid-19, a rede social vem gerando debates em alguns países. Desta vez, foi o governo do Canadá que anunciou o encerramento das operações da filial do aplicativo, porém, isso não impede que os canadenses continuem usando o app de vídeos curtos. A saída do escritório do país norte-americano se deve por causa de divergências com a propriedade central, comandada pela gigante de tecnologia ByteDance, sediada na China.

De acordo com o ministro da Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne, a decisão ocorreu conforme foram encontradas evidências e orientações das agências de segurança e inteligência do Canadá: “O governo está tomando medidas para lidar com os riscos específicos de segurança nacional relacionados às operações da ByteDance no Canadá. A decisão de usar um aplicativo ou plataforma de redes sociais é uma escolha pessoal”, especificou Champagne.

Entenda melhor o que motivou essa decisão do Canadá 

Essa decisão do país seguiu os aliados Estados Unidos e a União Europeia, que em 2023 proibiram o aplicativo em todos os dispositivos governamentais e iniciou uma revisão de segurança. Segundo o ministro canadense, o encerramento das operações da TikTok Technology Canada, subsidiária da ByteDance, foi feita de acordo com a lei que “permite a revisão de investimentos estrangeiros que podem ser prejudiciais para a segurança nacional do Canadá.”

No entanto, Michael Geist, especialista em cibersegurança da Universidade de Ottawa, comentou sobre o assunto e alertou os riscos desse banimento: “Proibir a empresa em vez do aplicativo pode piorar as coisas, pois os riscos associados ao aplicativo continuarão, mas a capacidade de responsabilizar a empresa será enfraquecida”, escreveu Geist em uma publicação na internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.