Por que alguns cientistas não recomendam comer banana pela manhã
Uma das frutas mais populares do mundo, a banana pode trazer vários benefícios para a saúde, e é rica em substâncias como vitamina C, fibras, potássio, entre outras. Mas, apesar desses vários benefícios, pode ser que a fruta não seja a melhor opção para o seu café da manhã.
Criador da popular dieta AlkaMind (explicamos melhor o que é lá embaixo), o nutricionista Daryl Gioffre argumentou que a fruta possui 25% de açúcar e é moderadamente ácida, o que pode fazer com que ela não seja a opção ideal para o seu desjejum. Segundo Gioffre, o alto teor de açúcar da fruta te dá um impulso temporário de energia, mas esse efeito passa rápido, e não deve demorar até você se sentir cansado e com fome de novo.
Como consumir banana pela manhã?
Você pode sim consumir a fruta, mas uma boa opção é combinar ela com gorduras saudáveis, especiarias e ervas, que ajudem a combater o pico de insulina e a neutralizar sua acidez.
O Dr. Gioffre inclusive sugere algumas sugestões de misturas com a fruta:
- Manteiga de coco: ajuda a fornecer gorduras saudáveis;
- Amêndoas cruas: ricas em proteínas e fibras;
- Cânhamo: fonte de ácidos graxos essenciais;
- Semente de linhaça: rica em ômega-3;
- Chia: excelente fonte de fibra e antioxidantes.
Cinco frutas ótimas para o seu café da manhã
Frutas cítricas
Laranja, limão, abacaxi e outras frutas do grupo cítrico são ótimas fontes de vitamina C, têm propriedades anti-inflamatórias e ainda ajudam a melhor a saúde do seu coração.
Maçãs
Já diziam: “uma maçã por dia mantém doenças longe”. Uma das substâncias presentes na fruta é um flavonóide chamado quercetina, que tem propriedades antivirais e antibacterianas e ainda estimula o seu sistema imunológico.
Framboesas
Além de terem muitas fibras e nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, as framboesas também são versáteis, complementando smoothes, cereais, iogurte, etc.
Abacate
Com um alto teor de fibras, o abacate é uma ótima opção para você começar o dia colocando seu corpo para funcionar. A gordura saudável da fruta ainda dá uma sensação de saciedade.
Fonte: IstoÉ e Terra.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.