A cada dia que passa, a ciência descobre uma informação relevante através de muita pesquisa e estudo. Desta vez, pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, divulgaram um artigo importante que serve como alerta sobre as consequências das elevação das temperaturas do planeta e como isso pode levar a uma extinção em massa, ameaçando os humanos e mamíferos na Terra.
Não é novidade que o aquecimento global está acontecendo e os efeitos estão aparecendo em vários locais do mundo, com secas intensas, tempestades e furacões cada vez mais potentes. No entanto, o estudo da universidade britânica, liderado pelo pesquisador Alexander Farnsworth, revelou que a situação pode ficar ainda mais grave e a humanidade poderá enfrentar um futuro sombrio.
Quais animais estão em risco de extinção?
Conforme o planeta fica mais quente, estudos revelaram que os continentes continuam se deslocando e, no futuro distante, a projeção é de que se unam novamente, no que eles chamam de Pangea Ultima. Se isso acontecer, o clima global mudará drasticamente. Para provar essa teoria, foram usados supercomputadores que possuem modelos climáticos avançados para mostrar essas projeções.
Neste estudo, foram revelados como seriam as configurações dessa junção, mostrando que o ambiente ficaria extremamente quente e seco, tornando-se inóspito para a maioria das formas de vida. Além dessa possibilidade, as projeções também apontam que o aumento dos níveis do CO2 na atmosfera também seguem preocupando os especialistas.
Vale ressaltar que os estudos sobre a Pangea Ultima estão a milhares de anos no futuro, mas os cientistas seguem reforçando que é importante pensarmos em medidas imediatas para agora, visando preservar o meio ambiente.