Os cães possuem algumas manias que despertam a nossa curiosidade e uma delas é o ato de comer grama. Existem alguns mitos e verdades por trás dessa vontade deles, que é bastante comum e pode ter diversas explicações. Embora não exista uma única resposta definitiva, existem algumas explicações para isso.
Uma delas é ser um sinal de problema digestivo. Muitas vezes, os cães comem grama como forma de aliviar desconfortos estomacais, como náuseas, gases ou constipação. A grama pode estimular o vômito e ajudar a eliminar substâncias irritantes do sistema digestivo.
Outros motivos que fazem os cães consumirem grama
A grama é rica em fibras, que podem auxiliar no funcionamento intestinal e regular o trânsito intestinal. Alguns cães podem instintivamente buscar a grama para complementar a dieta e obter as fibras necessárias. Em alguns casos, esse ato pode ser um comportamento relacionado ao tédio ou à ansiedade. A mastigação da grama pode ser uma forma de distração ou aliviar o estresse, então é importante acender um sinal de alerta se reparar que ele está comendo demais.
Em outros casos, embora seja menos comum, alguns cães podem comer grama devido a deficiências nutricionais, como falta de vitaminas ou minerais. No entanto, essa causa é geralmente associada a dietas muito restritas ou de baixa qualidade.
Lembrando que, nem tudo pode ser um problema, pois simplesmente, alguns cães podem gostar do sabor ou da textura da grama e comerem por puro prazer. No entanto, ao notar que o cão sente essa necessidade, leve-o para o veterinário.