Você faz isso com os seus animais — mas não deveria!
Existem muitas práticas normalizadas em relação aos nossos animais de estimação, mas que podem causar prejuízos à saúde do seu bichinho! Confira três exemplos:
1. Deixar o seu cachorro com a cabeça para fora do carro
Sim, ele parece muito alegre colocando a cabeça (e a língua) para fora da janela quando vocês saem para andar de carro. Mas isso não é uma boa ideia! Em primeiro lugar, ficar com a cabeça para fora da janela do carro em movimento é um perigo não só para o seu pet, mas também para você, já que aumenta o risco de acidentes (passa um caminhão e PÁ!).
Em segundo, o vento forte nos olhos do seu cachorro pode ocasionar um descolamento de retina. Além disso, uma pedra, inseto, galho ou partículas maiores de poeira e sujeira podem entrar no olho dele, causando lesões na córnea, entre outros problemas.
2. Pegar o gato pelo pescoço
Sim, gatas às vezes carregam os filhotes pelo pescoço, mas isso é uma coisa entre eles. O pescoço é uma região muito sensível e segurar o gato por ele causa dor, medo e irritação no seu bichinho.
Depois o seu gato te arranha do nada e você não sabe por que, né?
3. Deixar certas plantas ao alcance do seu pet
É preciso ficar de olho na decoração da sua casa. Certas plantas decorativas podem ser muito tóxicas se forem ingeridas, mastigadas ou até se apenas entrarem em contato com a pele do seu pet. Exemplos são o antúrio, a azaleia, a comigo-ninguém-pode, entre outras.
Antes de comprar plantas novas, descubra se elas podem ser tóxicas para o seu bichinho. Se for o caso, mantenha elas fora do alcance dele, talvez penduradas ou em um lugar alto, ou invista em sprays repelentes para manter seu pet longe da planta.
Fonte: Terra, Ricardo Tamborini e Jornal da USP.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.