Suar gasta mais calorias? O que dizem os especialistas

É comum encontrar em alguns lugares informações sobre como suar pode ser benéfico para o corpo, principalmente durante a atividade física, se tornando sinônimo de perda de calorias. No entanto, a ciência nos mostra que essa relação não é tão simples assim e muitas dessas informações não passam de mitos. 

O suor é, na verdade, um mecanismo de termorregulação do corpo. Quando nos exercitamos ou estamos em um ambiente quente, o corpo produz suor para se resfriar. A água presente no suor evapora da pele, levando o calor junto consigo.

Entenda melhor porque suar não significa perder mais calorias 

Ao suar, perdemos principalmente água e alguns eletrólitos, como sódio e potássio. Por conta disso, a gordura não é eliminada através do suor. Na verdade, a quantidade de suor produzida está mais relacionada à intensidade do exercício e às condições ambientais do que à quantidade de calorias queimadas.

Atividades aeróbicas de longa duração tendem a fazer com que as pessoas suem mais, mas a queima calórica depende de outros fatores, como a massa muscular e o metabolismo basal.

O que determina a queima calórica?

Se o objetivo é perder calorias, saiba que a melhor forma é praticar exercícios de alta intensidade geralmente queimam mais calorias. Quanto mais tempo você se exercita, mais calorias você queima. Lembrando que, pessoas com massa muscular tendem a queimar mais calorias, mesmo em repouso. 

Para simplificar o assunto, o suor é apenas um sinal de que o corpo está trabalhando para se resfriar. A queima de calorias, por sua vez, é um processo mais complexo que envolve diversos fatores. Para perder peso de forma saudável, é importante combinar uma dieta equilibrada com exercícios físicos regulares e de acordo com as suas necessidades individuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.