Vulcão entra em erupção e deixa mortos

Até o momento, foram confirmadas 10 mortes causadas pela erupção do vulcão Lewotobi Laki-laki, localizado na Ilha das Flores, no leste da Indonésia. As atividades vulcânicas começaram na noite do último domingo (03/11) e segue expelindo lava e obrigando os moradores da região, que moram em vilarejos, a deixarem suas casas. 

A primeira erupção foi registrada às 23h57 (horário local, 12h57 em Brasília) e foi possível ver fortes colunas de vermelho-fogo da lava, além de cinzas vulcânicas e rochas em chamas. Quem detalhou a situação foi Hadi Wijaya, porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos. 

Mais informações da erupção do vulcão na Indonésia 

Vale ressaltar que, além das consequências do vulcão em si, as erupções também causaram queda de energia, chuvas e raios, causando pânico nos habitantes da Ilha. De acordo com especialistas, o status de alerta do vulcão está no nível máximo e as autoridades começaram a evacuação de moradores para vilarejos a 20 km de distância, que já estavam sendo atingidos pela fumaça tóxica. 

Diante dos riscos, o governo declarou estado de emergência por 58 dias na região e mobilizou recursos para auxiliar os cerca de 10 mil moradores afetados. A agência de desastres alertou que poderá ocorrer inundações e fluxos de lava fria nos próximos dias.

A Indonésia é um país que sofre frequentemente por erupções, pois está localizada no “Anel de Fogo do Pacífico”, região que possui intensidade sísmica, responsáveis por gerar erupções vulcânicas nos últimos meses. Neste ano, outra erupção ocorreu em Monte Ibu, na ilha de Halmahera, e o vulcão Ruang, em Sulawesi do Norte, também entrou em atividade, obrigando milhares de habitantes a saírem de seus lares em busca de um local seguro. Em maio, o Monte Marapi, localizado na província de Sumatra Ocidental, causou a morte de mais de 60 pessoas devido a inundações e fluxos de lava fria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.