Ranking: os 10 animais que mais matam pessoas no mundo

Alguns animais têm fama de serem extremamente violentos e mortais, mas, estatisticamente falando, os maiores perigos do mundo animal não são exatamente os mais temidos. Considerando a média de humanos mortos por ano por essas espécies, confira os dez animais que mais matam no mundo, segundo a BBC Science Focus:

10. Leões

Matam cerca de 200 humanos por ano.

Apesar da fama, os leões não são os animais mais mortais do reino animal, mas continua sendo uma péssima ideia mexer com eles: basta lembrar das suas garras enormes e de sua mordida capaz de quebrar ossos. Não é tão comum que eles ataquem humanos, mas, quando isso acontece, muitas vezes é para proteger os filhotes do grupo.

9. Hipopótamos

500 humanos.

Os hipopótamos são herbívoros, mas eles atacam humanos quando sentem que seu território está sendo invadido. Uma mordida desse animal é capaz de cortar um corpo humano pela metade.

8. Elefantes

600 humanos.

Os elefantes costumam matar pessoas pisoteadas, o que não é uma surpresa considerando que eles podem pesar até oito toneladas. Eles também podem usar suas trombas para jogar e esmagar humanos e suas presas para praticamente empalar pessoas.

7. Crocodilos

1.000 humanos.

Com mordidas poderosas, os crocodilos são animais muito agressivos e territoriais que vão se lançar rapidamente sobre qualquer um que entre no hábitat deles.

6. Escorpiões

3.300 humanos.

Existem mais de 2,6 mil espécies de escorpião, mas apenas cerca de 25 têm toxina o bastante para matar um adulto. Uma das espécies mais mortais é o Escorpião Amarelo da Palestina, cujo veneno é um dos líquidos mais valiosos do mundo. Apenas uma gota dele é avaliada em US$ 130, cerca de R$ 641.

5. Besouros

10 mil humanos.

Besouros não mordem, nem arranham, mas eles são vetores de transmissão da Doença de Chagas, o que explica como eles entraram na lista de animais mais mortais.

4. Cachorros

59 mil humanos.

Dependendo principalmente da criação e do contexto do animal, cachorros podem ser perigosos, mas eles entraram na lista mais por casos de transmissão de raiva para seres humanos.

3. Cobras

138 mil humanos.

Existem diferentes tipos de cobras, com uma variedade de métodos para te matar. Duas gostas do veneno de uma Mamba Negra podem te matar e uma píton pode engolir um adulto inteiro em uma abocanhada. E esses são apenas dois exemplos.

2. Humanos

400 mil humanos.

Considerando apenas causas de homicídio, os humanos são a segunda pior espécie animal para si mesma. Mas calma: matar da sua própria espécie não é um defeito exclusivo dos humanos e também acontece com outros animais.

1. Mosquitos

725 mil humanos.

Assim como os besouros, o grande perigo dos mosquitos são as doenças que eles transmitem, como a Malária, dengue, zika e Chikungunya.

Fonte: BBC Science Focus.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.