Os 3 robôs mais estranhos do mundo — você não vai acreditar no que eles fazem
Filmes de ficção científica como “O Exterminador do Futuro” (1984) avisaram a humanidade, mas não adiantou muito… a ciência e a tecnologia continua investindo no campo da robótica, construindo modelos cada vez mais avançados e variados. A BBC Science Focus selecionou alguns dos robôs mais estranhos da atualidade, descubra três deles e quais as suas funções:
1. Ameca
Considerado o robô humanoide mais avançado do mundo, Ameca é diferente de robôs mais utilitários. Ele não corre, nem dá piruetas no ar, nem esmaga tijolos com suas mãos. O diferente de Ameca é que ele foi construído para demonstrar sentimentos através do seu rosto e do seu corpo. É um robô capaz de rir, de sorrir e expressar emoções com o corpo todo (se ele é capaz de senti-las, talvez seja uma pergunta para a filosofia).
2. Boston Dynamics ATLAS
A Boston Dynamics já é conhecida por seus robôs capazes de subir escadas, trabalhar em construções e até de praticar parkour. Apesar da empresa mostrar o lado divertido dos seus robôs em vídeos, eles são feitos para trabalhar em áreas difíceis, como em plataformas de petróleo.
O modelo mais atual da companhia é o robô elétrico Atlas. A Science Focus tem um jeito divertido de definir o modelo: “Com um rosto circular assustador e um grande feixe de luz, ele se assemelha a um Sauron ambulante, capaz de esmagar objetos em seu caminho e escalar obstáculos”.
3. Unitree G1
A Unitree é uma companhia chinesa que já fez vários produtos, incluindo os cachorros robóticos à la “Black Mirror” (2011-presente). O Unitree G1 é um modelo humanoide capaz de truques impressionantes como esmagar castanhas com os punhos e quebrar o topo de uma garrafa de Coca-Cola.
Fonte: BBC Science Focus.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.