Pode acontecer tsunami no Brasil? O que dizem os cientistas
De tempos em tempos, surgem “notícias” alarmistas na internet sobre um tsunami que supostamente vai atingir o Brasil. Mas calma: as chances de um tsunami acontecerem por aqui são mínimas.
Antes de tudo, vamos relembrar: como um tsunami acontece? O tsunami se forma por causa de distúrbios – normalmente abalos sísmicos – nos oceanos que liberam muita energia, provocando o deslocamento de grandes volumes de água. Terremotos, deslizamento de terra e atividade vulcânica são os principais fatores que originam tsunamis.
O Brasil está localizado no meio da placa tectônica Sul-Americana, relativamente distante das boras, que é justamente onde eventos sísmicos como tsunamis e grandes terremotos acontecem. Além disso, o oceano que banha o nosso país, o Oceano Atlântico, tem uma frequência bem menor de terremotos e vulcões por causa da sua estrutura geológica.
Tsunamis no Brasil não são impossíveis, mas o risco é pequeno
Por causa dessa localização do país, tsunamis no Brasil são muito improváveis… mas não impossíveis. “A bacia de São Paulo, por exemplo, é uma área extremamente ativa”, explicou Luigi Jovane, professor do Instituto de Oceanografia da USP e especialista em Geofísica Marinha, ao Jornal da USP. “Os riscos de tsunâmis também existem e são baixos, mas precisam ser estudados”, reforçou.
“Embora em Geologia a gente nunca descarte a possibilidade desses eventos, no caso do litoral brasileiro a probabilidade é bastante remota”, afirmou outro especialista, Michel de Mahiques, também professor do Instituto de Oceanografia da USP, ao R7.
O mais provável de acontecer por aqui seria o evento chamado “teletsunami”. Um teletsunami é quando a origem do evento está a mais de mil quilômetros de distância. Foi o que aconteceu no Brasil em 1755.
Naquele ano, um terremoto de magnitude 8,7, o maior já registrado na Europa, destruiu Lisboa e atingiu boa parte da Espanha e do Marrocos. O abalo sísmico atravessou o Atlântico e gerou fortes ondas que chegaram ao nosso país. “No início da tarde de 1º de novembro de 1755, um tsunami atingiu o litoral do Nordeste. Ele penetrou terra adentro, destruiu habitações modestas e desapareceu com duas pessoas. Isso é desconhecido da maioria dos brasileiros”, explicou José Alberto Vivas Veloso, professor aposentado do Instituto de Geociências e ex-chefe do Observatório Sismológico da UnB.
Fonte: Jornal da USP, National Geographic, Brasil Escola, R7 e BBC.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.