Os oceanos produzem oxigênio? O que diz a ciência

Apesar de não ser algo tão associado, a verdade é que os oceanos são responsáveis por produzirem grande parte do nosso oxigênio. Essa afirmação pode surpreender muita gente, já que tendemos a associar a produção de oxigênio principalmente às florestas. No entanto, a ciência nos mostra que os oceanos desempenham um papel fundamental nesse processo.

Eles são capazes de gerar o oxigênio através da fotossíntese realizada por organismos microscópicos chamados fitoplâncton. Esses organismos, que são a base da cadeia alimentar marinha, utilizam a luz solar, água e dióxido de carbono para produzir oxigênio e nutrientes.

Saiba a importância do fitoplâncton para nossa existência

Pode não parecer, mas esse conjunto de organismos aquáticos são responsáveis por cerca de 50% a 80% da produção de oxigênio do planeta. Além disso, também servem como alimento para uma grande variedade de organismos marinhos, desde pequenos crustáceos até grandes mamíferos marinhos.

Apesar da importância dos oceanos na produção de oxigênio, a floresta amazônica, por exemplo, é frequentemente chamada de “pulmão do mundo”. Isso se deve ao fato de que as florestas são ecossistemas visíveis e facilmente observáveis, enquanto o processo de produção de oxigênio nos oceanos ocorre em grande parte em águas profundas e é menos evidente.

No entanto, assim como as florestas, esses organismos marinhos também estão correndo risco, devido aos efeitos do aquecimento global. Conforme os oceanos ficam mais quentes, isso pode afetar a capacidade do fitoplâncton de realizar a fotossíntese. Outros fatores também estão atrelados como a poluição das [águas, com o excesso de lixo e o descarte ilegal de produtos quimicos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.