Está cada vez mais comum ver golpistas usando o Whatsapp para aplicar fraudes, ainda mais no Brasil onde o aplicativo é uma das principais ferramentas de comunicação. Diante de tantos golpes, um deles está sendo bastante praticado que é clonagem da conta, no qual roubam a foto ou a conta para confundir as pessoas próximas, com o intuito de convencê-las de fazer transferências bancárias para desconhecidos.
As duas formas mais comuns de golpes estão sendo a clonagem da conta (ou “golpe do número novo”), no qual o ladrão usa da sua foto para falar com seus contatos alegando que está com um número diferente, porém precisando de ajuda para pedir dinheiro para seus amigos e familiares;
Também é possível que ocorra o roubo da conta por completo, no qual é aplicado através de falsos contatos que se dizem ser empresas de telefonia que pedem o código enviado por SMS sob alegação de que ele seria usado para confirmar um cadastro. No entanto, usam para mudar a configuração da conta para ser instalada em outro celular.
O que fazer quando o Whatsapp é clonado?
Entre em contato com as pessoas mais próximas para avisá-las que sua conta foi clonada e que qualquer mensagem que eles receberem em seu nome é falsa. Muitas pessoas usam as redes sociais para enviar esse alerta. É importante pedir para que eles denunciem o número que está se passando por você no WhatsApp.
Em casos mais graves, bloqueie o chip. Ligue para a sua operadora de celular e solicite o bloqueio imediato do seu chip e peça um novo com o mesmo número. Para deixar o aplicativo ainda mais seguro, certifique-se de que a autenticação em dois fatores esteja ativada.
Lembrem-se: Não compartilhe o código de verificação do WhatsApp com ninguém, mesmo que a pessoa pareça ser conhecida. Utilize senhas fortes para desbloquear seu celular e mantenha o sistema operacional atualizado.