Apesar de parecer uma prática antiga, muitos católicos apreciam se confessar com padres.
O sacramento da Penitência, também conhecido como confissão, continua sendo um dos sacramentos da Igreja Católica. Através dele, os fiéis podem experimentar a misericórdia de Deus e obter o perdão dos seus pecados.
Esse ato precisa ser feito com sinceridade e aberto com o padre. Ele é um confessor, uma pessoa consagrada a Deus para ouvir seus pecados e te ajudar no caminho da reconciliação.
O que se deve dizer quando for confessar com padre?
Existem alguns passos que podem ser seguidos, como começar fazendo o sinal da cruz e dizendo algo como: “Abençoa-me, Pai, porque pequei.” É importante ser direto e franco no seu objetivo, já contando qual foi o pecado que acredita que cometeu, sendo o mais específico possível. Não tenha vergonha, o padre já ouviu de tudo.
Após dizer o que está sentindo, é bom demonstrar arrependimento. Expresse seu pesar pelos pecados cometidos e seu desejo de mudança. Se o padre tiver algo para dizer, ouça, pois ele pode fazer algumas perguntas ou conselhos para te ajudar a crescer espiritualmente.
Ao final da confissão, o padre te dará a absolvição, que é o perdão de Deus pelos seus pecados. Após esse momento, o padre pode te indicar um ato de penitência a ser realizado, como rezar uma determinada oração ou fazer uma obra de caridade. A confissão é um momento único de encontro com Deus, onde experimentamos seu amor incondicional e seu desejo de nos perdoar, então se vá de coração aberto para esse momento que é considerado sagrado.