Saiba o que fazer se o seu cachorro comer uva
Uvas são alimentos perfeitamente comuns para seres humanos, mas você sabia que elas podem ser extremamente tóxicos para cachorros e gatos? Entenda por que uvas fazem mal para o seu bichinho e o que fazer se ele consumir a fruta.
Por que uva faz mal para o meu cachorro ou gato?
O seu pet não pode comer uvas nem passas (uvas desidratadas), mesmo que elas tenham sido descascadas ou estejam sem sementes. Não se sabe exatamente qual substância dessa fruta faz mal para os animais, mas a ingestão dela é muito ligada a casos de insuficiência renal e pode até ser fatal em alguns casos.
Segundo o WebMD, cachorros não conseguem metabolizar algumas substâncias presentes nas uvas, como monossacarídeos e flavonóides, o que pode explicar essa intolerância ao alimento.
Confira alguns sintomas de intoxicação por uvas em pets:
Os sintomas começam a se desenvolver dentro das 24 horas após a ingestão. Sinais mais severos de falha renal ficam notáveis entre as 24 e 48 horas depois.
- Redução do apetite
- Letargia ou fraqueza
- Vómitos e/ou diarreira algumas horas após a ingestão
- Flacidez do abdómen
- Desidratação
- Aumento da sede e produção de urina
- Diminuição ou não produção de urina
Meu cachorro/gato comeu uva. E agora?
O ideal é consultar o seu médico veterinário o mais rápido possível. Ele pode recomendar a indução de vômito para o seu bichinho se “desintoxique”. Mas nem pense em induzir o vômito você mesmo em casa, principalmente se o seu pet apresentar dificuldades em respirar ou sinais de choque. Também existem outras possibilidades de tratamento. Novamente: procure um profissional.
Também fique atento ao estado de saúde do seu bichinho. Sintomas como náusea e vômito podem ser sinais de uma intoxicação mais grave.
Fonte: WebMD e Purina.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.