Entenda por que você tem mais chances de morrer no dia do seu aniversário
Se você é uma pessoa que costuma ter pensamentos sombrios no seu aniversário, sobre a vida, a morte e tudo mais… talvez esse texto ajude a piorar isso. O famoso “efeito aniversário” é baseado em uma estatística de que as pessoas têm mais chances de morrer no dia do aniversário do que em qualquer outro dia do ano.
Em 2012, pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, fizeram um estudo e concluindo que as chances de você morrer no dia do seu aniversário aumentam em quase 14% em relação a outros dias do ano. A pesquisa partiu de “dados extraídos dos registros computadorizados das estatísticas suíças de mortalidade” de quase mais de dois milhões de suíços com um ano ou mais que faleceram entre 1969 e 2008.
O “potencial de morte” aumenta em 13,8% no dia do aniversário. Para pessoas com 60 anos ou mais, esse percentual sobe para 18%.
Por que as pessoas morrem mais no dia do aniversário?
“Ficamos surpresos que os nossos resultados se aplicaram a causas específicas de morte”, declarou o líder do estudo, Dr. Vladeta Ajdacic-Gross, epidemiologista do Instituto de Medicina Social e Preventiva da Universidade de Zurique (Suíça). A principal causa de morte encontrada nesse estudo foram doenças vasculares e cerebrovasculares de longa duração. Outra causa comum foram acidentes, como quedas.
Pensando na questão das doenças vasculares e cerebrovasculares, uma das hipóteses dos pesquisadores foi de que, durante suas comemorações de aniversário, as pessoas experimentam mais atividades físicas, como dança e agitação, além de beberem mais álcool. Quando a pessoa já está com um sistema cardiovascular comprometido, esse “esforço extra” poderia acelerar um evento cardíaco.
Mas não existe um porquê definitivo. “Nós só podemos especular sobre as razões para as mortes adicionais em aniversários”, explicou Ajdacic-Gross
Fonte: Mega Curioso e HypeScience.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.