O que fazer quando o celular cai na água: siga estas 4 dicas
Todo mundo conhece – ou teve a infelicidade de ser – alguém de deixou o celular dar um mergulho. E não, não estamos falando de casos em que o aparelho era à prova d’água. Mas calma, não se desespere. Seu telefone ainda pode ter salvação. Confira quatro dicas do que fazer quando você o seu celular cai na água:
1. Seja rápido
Nada de ficar parado lamentando. Corra para tirar o celular da água, já que, quanto mais rápido você tirar, menos água vai entrar no aparelho e você tem mais chances de recuperá-lo.
2. Nem pensar em ligar
Ok, o seu primeiro instinto ao recuperar o celular é ligar para ver se ele ainda funciona, mas essa é uma péssima ideia. Tentar ligar seu celular com ele molhado tem grandes chances de gerar um curto-circuito e mandar o seu celular direto para o lixo.
O ideal é desligar o celular assim que você tirar ele da água e deixar assim por pelo menos 24 horas.
3. Remova o máximo de componentes possível
Com ele desligado, remova a capinha de proteção, a bateria (se possível), o cartão de memória e quais outros itens removíveis. Com um papel toalha, guardanapo ou outro item que absorva água, seque essas partes com muito cuidado individualmente. Retirar esses itens impede que circuitos elétricos do seu aparelho entrem em funcionamento e causem um curto-circuito.
4. O arroz funciona?
Um truque bastante conhecido é pegar o celular que você deixou cair na água e colocar ele no arroz seco. E sim, esse truque funciona, já que o grão absorve umidade ao longo do tempo. Você coloca o celular em um ambiente seco, cobre ele com arroz, fecha o pote e guarda ele em um ambiente arejado por pelo menos 24 horas.
Mas vale o alerta: o truque funciona, mas, de acordo com a Apple, as “pequenas partículas de arroz podem causar danos”.
Fonte: ConcataJá Proteste.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.