Apesar de parecer algo curioso de se dizer, os cientistas estão projetando que um novo oceano possa se formar na África, sendo uma hipótese cada vez mais considerada pelos geólogos. Essa formação está relacionada à abertura de uma fenda na região do Grande Vale do Rift, que se estende por diversos países africanos.
Essa análise estava sendo feita há algum tempo, tanto que os cientistas projetaram que esse novo oceano poderia surgir entre 5 e 10 milhões de anos, mas de acordo com os novos estudos, essa expectativa pode acontecer antes do previsto.
Entenda melhor como pode surgir um novo oceano
A fenda no Vale do Rift é resultado da separação das placas tectônicas africanas. Esse processo, conhecido como rifteamento continental, é lento e gradual, mas ininterrupto. Dessa forma, poderá haver uma expansão do Mar Vermelho, porque a fenda está se conectando com ele e, conforme o tempo passa, as águas desse mar devem inundar a região, formando um novo oceano lentamente.
Os cientistas estão acompanhando um aumento de atividade vulcânica na região, fazendo com que erupções e terremotos ocorram, indicando uma intensa atividade geológica acontecendo no local.
O que vai acontecer quando surgir o oceano?
A África ganhará um novo mata, pois o oceano irá dividir o continente em dois, com um novo oceano separando-os. A formação de um novo oceano pode causar mudanças significativas no clima e no ambiente da região, além de ser uma nova oportunidade de estudos, pois novos recursos naturais podem ocorrer com a formação do oceano, além de novas rotas marítimas.