Fios de internet no oceano: saiba como são os cabos submarinos

Se você perguntar a qualquer pessoa como as informações da internet são transmitidas ao redor do mundo, a maioria delas provavelmente responderia: pelos satélites. Mas este não é o caso. A maioria das informações de vídeos, notícias de portais, filmes e séries é transmitida através de cabos submarinos, os “fios de internet” no oceano.

Segundo a BBC, “há 1,4 milhão de quilômetros de cabos de telecomunicações no fundo do mar, abrangendo todos os oceanos do planeta”.

Vijay Vusirikala, diretor de Arquitetura de Rede e Engenharia Óptica do Google, explicou ao O Globo que os cabos são mais rápidos, mais econômicos do que redes de satélite e conseguem transportar cargas mais altas de dados. Essa “rede” submarina consegue suportar 17,5 milhões de pessoas transmitindo vídeos de alta qualidade simultaneamente. Isso seria impossível com os satélites.

Os fios de internet não estragam?

Segundo uma matéria de 2023 do O Globo, o Google investe em 19 dos 400 cabos de internet que cruzam o planeta. De acordo com a empresa, os problemas mais comuns para estes cabos são causados por ações humanas, como pesca e o arrastar de âncoras de um navio.

No caso de um dos cabos ser danificado, tem vários navios de reparo posicionados ao redor do mundo preparados para fazer o conserto necessário. Em águas profundas, um reparo pode levar uma ou duas semanas.

Mesmo se um cabo sofrer danos, isso não significa que um país inteiro vai ficar sem internet. Muitas nações têm mais cabos e mais larguras de banda dentro desses casos do que a quantidade mínima exigida. “Devido a essa redundância, a maioria de nós nunca perceberia se um cabo submarino fosse danificado — talvez este artigo demorasse um ou dois segundos a mais para carregar do que o normal”, explica a BBC.

Fonte: BBC e O Globo.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.