Como o arroz é um ingrediente milenar que faz parte de diversas culturas pelo mundo, é normal ter várias formas de preparo. No Brasil, esse grão é fundamental no prato do dia-a-dia e cada casa tem um costume diferente: de pessoas que lavam antes de refogar e pessoas que dispensam esse processo.
Mas afinal, é necessário lavar antes?Durante muito tempo, foi um hábito comum em diversas culturas lavar o arroz para remover impurezas. No entanto, estudos mais recentes têm mostrado que essa prática pode não ser tão benéfica quanto se pensava.
Especialistas explicam que não há necessidade da lavagem
Um dos pontos levantados pelos especialistas é de que a lavagem pode remover parte da camada externa do grão de arroz, que contém nutrientes importantes como vitaminas do complexo B. Além disso, existe o risco de contaminação se o arroz for lavado de forma inadequada, aumentando a chances de se proliferar de bactérias, especialmente se a água utilizada não for limpa.
O arroz industrializado já passa por um processo de limpeza e polimento antes de ser embalado, o que reduz a necessidade de lavagem em casa. Se optar por lavar, use água corrente e esfregue suavemente os grãos com as mãos. Evite deixar o arroz de molho por muito tempo, pois isso pode levar à perda de nutrientes.
Então, lavar ou não lavar o arroz?
Alguns fatores podem ser levantados, como por exemplo o tipo de arroz. Se for o parboilizado, ele já passou por um processo de pré-cozimento que fixa os nutrientes na parte interna do grão, tornando a lavagem menos necessária. Se for um arroz de qualidade, a necessidade de lavagem reduz ainda mais.