Por que você NUNCA deve lavar o frango

Existem alguns hábitos que criamos e somos ensinados que com o passar do tempo se tornaram verdades absolutas e poucas pessoas sabem que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. A dúvida se pode ou não lavar o frango se tornou mais recorrente, quando especialistas passaram a alertar sobre os riscos dessa prática. 

Isso porque, quando lavamos o franco ou outro tipo de carne embaixo da água na pia, isso pode aumentar o risco de espalharmos bactérias na superfície do alimento. Além disso, não é indicado lavar essas proteínas pois os microrganismos que existem na carne podem se espalhar pela pia e provocar uma contaminação cruzada. A melhor forma de eliminar todas as bactérias é cozinhando bem o frango. 

Qual a forma correta de preparar o frango?

  • Descongele corretamente: Se o frango estiver congelado, descongele-o na geladeira.
  • Prepare em um local limpo: Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear o frango e utilize tábuas de corte separadas para carnes cruas e outros alimentos.
  • Cozinhe em temperatura adequada: Certifique-se de cozinhar o frango em uma temperatura interna de pelo menos 74°C para eliminar todas as bactérias. Se tiver dúvida, use um termômetro apropriado para medir. 
  • Higienize tudo após o uso: Lave bem todos os utensílios, superfícies e suas mãos com água quente e sabão após o preparo do frango.

O que fazer se o frango estiver estragado?

Um dos primeiros sinais de que o frango não está mais bom para consumo é um odor forte e desagradável, semelhante a amônia. Além disso, a carne pode apresentar uma coloração mais acinzentada ou esverdeada, e a pele pode ter manchas. A forma correta de descarte é:

  1. Embalagem: Retire o frango da embalagem original para evitar a contaminação de outros alimentos.
  2. Envoltório: Envolva o frango em um saco plástico resistente para evitar vazamentos.
  3. Lixo: Descarte o saco com o frango no lixo. Não o coloque na compostagem, pois as bactérias presentes podem contaminar outros materiais orgânicos.
  4. Higienização: Lave bem suas mãos com água e sabão após o descarte e limpe todas as superfícies que entraram em contato com o frango.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.