É normal ver algumas informações sobre a água com gás e a dúvida se faz mal ou não, pois na internet é possível encontrar todo tipo de teoria. No entanto, especialistas indicam que ao consumir água com gás com moderação e sem adição de açúcares ou outros ingredientes, não faz mal à saúde.
De acordo com a ciência, serve para se hidratar da mesma maneira que a água sem gás, por isso também é indicada. Inclusive, a adição de dióxido de carbono não altera essa função. Alguns estudos sugerem que a água com gás pode auxiliar no processo digestivo, aumentando a sensação de saciedade e aliviando a indigestão.
Qual a diferença entre as águas sem ou com gás?
É verdade que a água com gás possui um pH ligeiramente mais ácido do que a água sem gás, mas essa diferença é mínima e não causa danos ao organismo quando consumida em quantidades normais. No entanto, existem poucos estudos científicos conclusivos sobre os benefícios ou malefícios da água com gás para a saúde. Mas é importante frisar que, os estudos existentes não indicam riscos significativos para a saúde quando consumida com moderação.
Quem deve ter cuidado com o excesso de consumo?
- Pessoas com problemas estomacais: Pessoas com gastrite, úlcera ou refluxo podem sentir um leve desconforto ao consumir água com gás devido à acidez e à produção de gases.
- Pessoas com sensibilidade: Algumas pessoas podem ser mais sensíveis aos gases da água com gás e sentir sintomas como inchaço e azia.