As histórias de aventuras sempre gostaram de criar em nossas mentes a imaginação de tesouros perdidos, estimulando essa ideia em livros, filmes e séries. No entanto, ao longo da história da humanidade, muitos tesouros realmente foram perdidos e seguem desaparecidos, instigando alguns pesquisadores e curiosos que acreditam que um dia possam encontrá-los.
Existem inúmeras lendas e histórias sobre tesouros enterrados, piratas, e civilizações antigas que escondiam suas riquezas. Embora muitos desses tesouros sejam mais fruto da imaginação do que da realidade, alguns casos históricos e lendas persistem até hoje, alimentando a esperança de muitos de se tornarem milionários da noite para o dia.
Confira abaixo 5 tesouros perdidos
BAÚS DE OURO DO NAVEGADOR THOMAS CAVENDISH
Thomas Cavendish foi um navegador inglês que, após dar a volta ao mundo, tornou-se famoso por seus atos de pirataria. Seus ataques a navios espanhóis, especialmente no Pacífico, renderam-lhe uma fortuna em ouro, prata e joias. Ele também ficou conhecido por ter navegado pelo Peru e China, sendo responsável por vários saques na América Central.
Entre as relíquias, dizem que poderia ser encontrado peças de ouro incas e astecas, que teriam sido escondidas pelo próprio navegador. De acordo com alguns historiadores, esse tesouro poderia ser encontrado na Ilhabela, no litoral de São Paulo que abriga dezenas de embarcações naufragadas.
OURO DE LIMA
O ouro de Lima é um dos tesouros mais famosos e buscados da história. Essa lenda envolve uma quantidade colossal de ouro, prata, joias e artefatos religiosos, que teriam sido retirados da capital peruana durante a guerra de independência contra a Espanha, no início do século XIX. O tesouro pode estar escondido na ilha de Coco, na Costa Rica, onde recebe caçadores de vários lugares do mundo.
TESOURO DE BARBA NEGRA
Edward Teach, mais conhecido como Barba Negra, é um dos piratas mais famosos da história. Sua imagem, com uma longa barba negra e dois pistóis nas orelhas, tornou-se um ícone da pirataria. Mas, além de sua aparência imponente, Barba Negra era conhecido por sua astúcia e, é claro, por seus tesouros.
Dizem que o tesouro pode estar escondido em alguma ilha do Caribe ou na costa litorânea dos Estados Unidos. Outra teoria é que o tesouro teria ido a fundo junto com um dos navios de Barba Negra, que naufragou em algum lugar do oceano Atlântico.
MOEDAS VIAJANTES
As “Moedas Viajantes” referem-se a seis barris com 5.000 moedas de dez centavos que estavam sendo transportadas de Denver para Phoenix em 1907. As portas do trem eram frequentemente deixadas abertas, então não se sabe se os barris foram roubados ou caíram. As moedas agora valem $600 cada.
PAINÉIS SAGRADOS
Os “Painéis sagrados” são um conjunto de 24 pinturas que compõem a obra “A Adoração do Cordeiro Místico” de Hubert e Jan van Eyck, criada no século XV e doada à Catedral de São Bavão na Bélgica. Em 1934, dois dos painéis foram roubados e não foram recuperados.
O ladrão exigiu um resgate, mas parou de enviar cartas depois de não receber o pagamento. A identidade do ladrão é desconhecida, mas o principal suspeito, o artista amador Arsène Goedertier, morreu meses após o roubo sem revelar a localização dos painéis roubados. Os painéis roubados foram substituídos por réplicas.