Nos últimos tempos, a saúde mental se tornou um assunto importante e deve ser debatido com mais frequência, principalmente em empresas. Além do estresse gerado por altas demandas, também existem pessoas que sofrem fora da empresa e podem ter sintomas que podem ser chamados de exaustão social.
Também conhecida como fadiga social, é um estado de exaustão emocional e física resultante do excesso de interações sociais. É como se a bateria social de uma pessoa descarregasse mais rápido do que ela consegue recarregar. Quando o corpo está cansado de várias maneiras, essa exaustão social pode se manifestar, fazendo com que a pessoa se isole e não queira mais participar de reuniões ou eventos com amigos e famílias.
O que causa a exaustão social?
São vários fatores que podem influenciar na fadiga social, como a obrigação de interações sociais em um curto período de tempo podem ser esgotantes, interações que geram estresse com conflitos que podem drenar energia emocional e também em casos com pessoas introvertidas que tendem a se sentir mais cansadas após interações sociais prolongadas.
Em casos mais avançados, pode existir uma ansiedade social, que pode intensificar os sintomas da exaustão social e até mesmo o burnout, que é quando a pessoa chega em um estado de esgotamento emocional, físico e mental.
Como se recuperar da exaustão social?
Existem algumas condutas que podem ajudar a pessoa a se recuperar desse cansaço, como tirar férias e ter um tempo para si. Reserve momentos para atividades que você gosta e que te relaxam, como ler, ouvir música ou praticar um hobby. É indicado reduzir o número de eventos sociais e compromissos, usando esse tempo para refletir em como aprender a dizer não e a priorizar suas necessidades.
Cuide da sua saúde física e mental através de uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento e, claro, converse com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental sobre como você se sente. Se afastar sem explicar pode gerar julgamentos e preocupações, por isso é bom deixar esclarecido o motivo do seu isolamento. Lembrando que, sempre é indicado buscar terapia para ajudar a identificar e lidar com as causas da exaustão social.