As plantas são ótimas opções de decoração para casa, mas também podem ter outros benefícios além de embelezar o ambiente. Isso porque, muitas espécies têm a capacidade de absorver substâncias tóxicas presentes no ar, como benzeno, formaldeído e tricloroetileno, que são liberados por tintas, colas, móveis e outros materiais de construção.
Elas possuem essa capacidade através da fotossíntese, que fazem a planta absorver dióxido de carbono e liberar oxigênio. Além disso, algumas espécies também podem auxiliar na purificação de substâncias tóxicas presentes no ar através de suas folhas e raízes. Sendo uma forma efetiva e acessível, existem várias diversas espécies disponíveis para serem adquiridas que podem ser cultivadas em ambientes internos e que possuem propriedades purificadoras do ar.
Veja abaixo plantas que ajudam a purificar o ar
Espada de São Jorge: Resistente e fácil de cuidar, a espada de São Jorge é excelente para remover benzeno e formaldeído.
Lírio da Paz: Além de ser uma planta ornamental, o lírio da paz é capaz de eliminar substâncias tóxicas como benzeno e tricloroetileno.
Babosa: Conhecida por suas propriedades medicinais, a babosa também ajuda a purificar o ar e aumentar a umidade do ambiente.
Hera: Uma planta versátil e fácil de cuidar, a hera é eficaz na remoção de formaldeído e benzeno.
Palmeira Ráfis: Ideal para ambientes com pouca luz, a palmeira ráfis remove toxinas como amônia e xileno.
Clorofito: Conhecido como “planta-aranha”, o clorofito é muito eficaz na remoção de monóxido de carbono e formaldeído.
Outros benefícios de ter plantas em casa
- Redução do estresse: O contato com a natureza pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
- Melhora do humor: As plantas podem ter um efeito positivo no nosso bem-estar emocional.
- Aumento da umidade do ar: Algumas plantas ajudam a aumentar a umidade do ar, o que pode ser benéfico para as vias respiratórias.
- Beleza e aconchego: As plantas dão um toque especial à decoração e deixam o ambiente mais agradável.