Bill Gates fala quais serão as profissões que vão sobreviver à IA

Nas últimas décadas, a humanidade precisou se adaptar rapidamente com as novas tecnologias, que surgiram como auxílio para o nosso dia-a-dia, além de aprimorar outras funcionalidades. No entanto, um assunto ganhou ainda mais força conforme a inteligência artificial (IA) está sendo inserida no mercado de trabalho e transformando algumas áreas. 

Isso acendeu um sinal de alerta, tornando-se uma preocupação sobre como ela irá impactar o mercado de trabalho. Lembrando que, a IA tem o potencial de automatizar muitas tarefas, o que pode levar à substituição de alguns empregos. Diante desse cenário, Bill Gates deu sua opinião sobre quais profissões poderão resistir a essa nova tecnologia. 

Veja 3 profissões que Bill Gates acredita que vá resistir a IA 

O criador da Microsoft acredita que a energia alternativa será uma das profissões que deve resistir, pois é um setor que está sendo impulsionado pelo mercado que precisa de energéticas sustentáveis, conforme as mudanças climáticas ficam mais sérias: “A capacidade de pensamento crítico, resolução de problemas complexos e inovação serão essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias e fontes de energia renováveis”.

Além dessa, a área de biociências da saúde também deve se manter e se aprimorar ainda mais: “Por meio do desenvolvimento de novos medicamentos, terapias inovadoras e tecnologias médicas avançadas. A empatia, a comunicação e a capacidade de adaptação a situações complexas no mundo médico serão habilidades valiosas e insubstituíveis”, explicou Gates.

Por fim, Gates aproveitou o momento para falar que a terceira seria, de forma irônica, o próprio desenvolvimento de IA. Isso porque, para o empresário, as pessoas que desenvolvem o processador e fazem a manutenção de IA precisam continuar no projeto, que na sua opinião exige habilidades e criatividade humanas únicas. Apesar disso, o fundador da Microsoft alertou que é preciso ter cuidado com possibilidade de geração de desinformação e o uso inadequado dessa tecnologia. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.