Além de decorar o ambiente, as plantas possuem diversos benefícios para a nossa saúde e tê-las dentro de casa pode ser uma boa opção, principalmente para pessoas que vivem em cidades grandes onde o índice de poluição é maior. Como forma de melhorar a qualidade do ar, existem algumas espécies fáceis de cultivar que podem ajudar nesse processo, pois são capazes de filtrar poluentes e toxinas presentes no ar, tornando o ambiente mais limpo e saudável.
As plantas são efetivas pois absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio durante a fotossíntese. Além disso, muitas espécies possuem a capacidade de absorver substâncias químicas voláteis presentes em produtos de limpeza, tintas e outros materiais, ajudando a purificar o ar.
Plantas que ajudam melhorar o ar
Espada-de-São-Jorge
Presente na casa de milhares de brasileiros, essa espécie possui significados místicos e religiosos, sendo símbolo de proteção, mas também ajuda a purificar o ar. Além de ser resistente e fácil de cuidar, por se adaptar a diferentes condições de luz e rega, é capaz de absorver benzeno, formaldeído e xileno. Inclusive, é ideal para iniciantes que não possuem muita experiência com plantas.
Lírio-da-paz
Apesar de ser venenosa principalmente para crianças e animais domésticos, é uma planta efetiva para quem busca melhorar o ar. Além de decorar o ambiente por ter flores brancas delicadas e folhas verdes vibrantes, são capazes de absorver benzeno, tricloroetileno e formaldeído, sendo ideal para ambientes secos.
Jiboia
Também é uma planta perfeita para decoração, pois suas folhas caem como uma cascata. É resistente e não precisa de muitos cuidados, precisando de pouca água. Além de ser fácil de cuidar, ela é ótima para absorver formaldeído e xileno.