Conheça as expressões faciais caninas e seus significados

Existem pessoas que dizem que “os cães só faltam falar”, pois são animais que manifestam seus sentimentos, deixando claro quando estão felizes ou incontestes com algumas situações. Mas, seus tutores também podem ter percebido que os cachorros possuem algumas expressões faciais e é importante se atentar nelas, pois é uma forma de comunicação do animal. 

Ao entender o que cada olhar, movimento de orelhas e posição da cauda significam, podem ajudar você a se conectar de forma mais profunda com seu amigo peludo e garantir um relacionamento mais harmonioso.

Entenda quais sinais os cães podem mostrar

Olhar

Os cães podem arregalar os olhos e deixar as pupilas dilatadas, sendo um sinal importante de alerta pois podem estar sentindo medo, ansiedade ou excitação. Já o olhar fixo, pode indicar agressão, submissão ou simplesmente curiosidade. É importante observar o contexto para interpretar corretamente. 

Também existem cães que podem piscar lentamente, que é algo positivo, pois significa que está relaxado ou contente. Enquanto isso, se tiver com os olhos desviados, pode indicar submissão ou tentativa de evitar um confronto.

Orelhas

As orelhas também podem ser uma forma de comunicação e, quando estão erguidas e para frente, indicam atenção e alerta. Se estiverem achatadas ou para trás, isso pode ser sinal de medo, enquanto as levemente inclinadas para os lados podem ser expressão de curiosidade. 

Boca

É preciso se atentar aos sinais da boca do cão, pois se estiverem muito tempo com a língua para fora, é sinal de calor. Em outros momentos, também pode ser excitação ou simplesmente que o cão está se sentindo bem. Mas, se os lábios estiverem retraídos e com dentes para fora, claramente ele está nervoso e se sentindo ameaçado. 

Cauda

A cauda também pode indicar alguns sinais, como quando estão abanando rapidamente, indicando felicidade e excitação. Mas, se estiver abanando lentamente, pode ser um sinal de alerta, enquanto deixá-la no meio das pernas pode ser medo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.