Não é todo mundo que tem o costume de arrumar a cama após acordar. Em contrapartida, existem pessoas que não conseguem começar o dia sem deixar a cama organizada, servindo como um hábito diário para iniciar o dia e ter o prazer de retornar para ela e ter uma boa noite de descanso.
Curiosamente, arrumar a cama, apesar de parecer um gesto simples, traz uma série de benefícios tanto para o nosso bem-estar mental quanto para a organização do nosso dia a dia. Por isso, veja abaixo os pontos positivos de ter esse hábito e como ele pode ajudar no nosso dia-a-dia.
Benefícios para a mente e corpo ao arrumar a cama
Acordar não é uma tarefa simples e criar alguns hábitos para que o cérebro entenda que está na hora de despertar. Por isso, pequenas sensações de conquistas podem ajudar nesse processo para dar um impulso de produtividade e te deixar mais motivado para realizar outras tarefas.
O quarto organizado também pode auxiliar na redução de estresse ao proporcionar uma sensação de calma e tranquilidade. Também ajuda no aumento da autoestima e melhora a qualidade de sono, porque um quarto arrumado e convidativo pode te ajudar a relaxar e a ter uma noite de sono mais tranquila, o que, por sua vez, influencia positivamente seu dia a dia.
Além da saúde mental, é indicado sempre manter a cama limpa para evitar o acúmulo de poeira e ácaros, o que pode ser benéfico para pessoas com alergias. Ter o hábito de sacudir os lençóis e cobertas pode ajudar a dar um ar de limpeza no quarto. Dessa forma, arrumar a cama é um pequeno ato de cuidado consigo mesmo, que pode te ajudar a desenvolver outros hábitos saudáveis.
[…] a primeira coisa que você faz ao levantar? Para muitas pessoas, a resposta vai ser: arrumar a cama. Dobrar cobertas, ajeitar travesseiros, forrar a cama e encerrar a “hora do sono”. Mas, […]