Desafios que astronautas enfrentam e que você nem imagina
Se colocar até mesmo um foguete no espaço já é um enorme perigo – Elon Musk que o diga -, imagine colocar pessoas. Passar o dia flutuando pode parecer muito divertido, mas astronautas enfrentam enormes desafios fora da Terra.
A falta de gravidade deve divertir bastante na primeira hora… mas ela obviamente tem efeitos adversos sobre o seu corpo. Os astronautas passam muita náusea, principalmente nas primeiras horas no espaço, mesmo com o treinamento intensivo na Terra.
Além disso, mesmo sendo obrigados a se exercitarem diariamente, por pelo menos duas horas, os astronautas ainda vão sofrer com perda muscular durante o período na estação espacial. Inclusive, quando eles voltam à Terra, eles não conseguem andar por algumas semanas.
E existem questões mais “bobas” em relação à falta de gravidade. Se você quiser mexer em um notebook, por exemplo, precisa prender ele à superfície da nave. E você também precisa se prender. Novamente: pode parecer divertido no início, mas deve ficar irritante bem rápido.
Problemas no sono
Sabe aquele zumbido irritante que a sua geladeira faz no meio da madrugada? Agora imagine toda uma estação com esse barulho, só muito mais alto e ainda mais constante. A falta de silêncio é só um dos vários fatores que prejudicam o sono dos astronautas.
Outro fator é que os astronautas não conseguem encostar a cabeça para dormir. Eles dormem em sacos de dormir presos às superfícies da nave. E ainda tem mais: a Estação Espacial orbita a Terra a cada 90 minutos, bagunçando bastante os padrões de sono dos astronautas.
Que banho?
Com a falta de gravidade, não tem como usar água corrente nas naves, então os astronautas não podem tomar banhos típicos. Eles tomam banhos usando toalhas úmidas… bem banho de gato mesmo. E no espaço confinado da estação, os aromas não devem ser muito agradáveis…
Fonte: Notícias ao Minuto Brasil.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.