Meu cachorro solta muito pelo: o que fazer?
Os cachorros, seres-humanos e animais que possuem pelos, costumam soltar com naturalidade, em qualquer momento do dia, na hora do banho ou até mesmo durante o passar das horas, fazendo toda troca de pelugem, caindo os fios mais velhos e nascendo novos fios.
Em partes do ano, acontece uma queda de pelos ainda maior, pelo menos duas vezes ao longo dos 365 dias, dos 12 meses, onde ocorrem trocas maiores dos fios. A duração dos pelos varia entre as raças dos animais, mesmo contendo o ciclo folicular igual, e também a depender da fase de vida em que os pets estão passando.
Em entrevista, a Dra. Heidy Bispo Lima, médica-veterinária da Petz, disse o seguinte sobre a queda dos pelos em cães, confira:
“Todo cãozinho tem a queda de pelos fisiológica causada pelo envelhecimento do próprio pelo ou do folículo”, esclarece a especialista. Portanto, se o seu amigo apresenta queda de pelo controlada e não acompanhada de outros sintomas, fique tranquilo. O processo é esperado e faz parte da renovação constante da pelagem.”
Dra. Heidy Bispo Lima
Queda de pelos excessiva, o que pode ser?
Se o seu cachorro está sofrendo com quedas de pelo excessiva, causando na pelo do pet rarefação dos pelos, queda localizada de pelos, prurido, lesões na pele ou descamação, o seu amigo de quatro patas pode estar sofrendo com alguma patologia.
Entre as causas mais comuns da queda de pelos por doença canina, de acordo com veterinários,estão as seguintes, confira:
- infestação por ectoparasitas (pulgas e carrapatos);
- presença de fungos ou leveduras na pele;
- alergias alimentares;
- atopia canina;
- deficiência alimentar;
- problemas endócrinos;
- estresse.