Água com limão é bom para perder peso e barriga?

Quem acompanha criadores de conteúdo sobre dieta e processo de emagrecimento nas redes sociais, provavelmente já viu algum influenciador dando a dica de tomar água com limão em jejum para ajudar a emagrecer e a perder barriga. Mas isso realmente tem alguma base?

Na coluna “Corpo e Movimento” da Rádio USP, José Carlos Farah, professor de Educação Física com especialização em Fisiologia do Exército, explicou que, apesar das várias propriedades nutricionais do limão, não existe nenhuma evidência científica comprovando a eficácia da combinação para o emagrecimento.

Em entrevista ao Sport Life, o médico nutrólogo Fernando Cerqueira explicou que a água com limão pode ser interessante para quem está em dieta por ter poucas calorias, mas que ela sozinha não adianta nada. “Mas, precisa de outros fatores, como alimentação balanceada, exercícios e acompanhamento médico”, afirmou Cerqueira.

Então qual a vantagem de beber água com limão?

Calma, tomar água com limão nos últimos seis meses não foi completamente inútil. A combinação pode sim te trazer vantagens. Por exemplo, você já começa o dia com uma dose de vitamina C, flavonoides, antioxidantes e minerais. O limão faz bem para o coração, para a pele, ajuda o corpo a absorver ferro e ainda ajuda a imunidade.

Pensando especificamente na água com limão, o nutrólogo Ronan Araujo citou três vantagens ao Sport Life. Primeiro, você começa o dia se hidratando, o que vai auxiliar no bom funcionamento do seu corpo pelo resto do dia. Por fatores psicológicos, a combinação também pode trazer uma sensação de saciedade para certas pessoas. O terceiro é que você está evitando outras bebidas mais calóricas ou industrializadas.

Se você já se acostumou a tomar água com limão de manhã, não precisa largar o hábito, já que ele vai sim te trazer benefícios… mas também não adiantada esperar que ela renda sozinha os resultados de um alimentação saudável e uma rotina de exercícios.

Fonte: Jornal da USP, Sport Life e Globo Rural.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.