Estudo revela como vencer a procrastinação

Atire a primeira pedra quem nunca passou horas mexendo no celular ou até fazendo tarefas domésticas desnecessárias – como reorganizar o guarda-roupa -, mesmo tendo um trabalho urgente para entregar? Se você pensou: “Ah, eu nunca fiz isso”… parabéns, você não sofre com o hábito da procrastinação.

E procrastinação não é apenas preguiça, indisciplina ou desorganização. Ela é resultado da forma como o nosso cérebro foi formado ao longo dos anos. Durante 94% da sua existência, a humanidade viveu caçando e coletando. As primeiras cidades só foram se formar nos últimos 8 mil anos – muito pouco considerando os 300 mil de existência da humanidade.

Grande parte do seu cérebro foi moldado para esse estilo de vida selvagem e mais imediatista. O nosso cérebro prefere ações que trazem resultado e prazer imediatamente. Mas o córtex pré-frontal sabe que procrastinar não é uma boa ideia. Nessa luta entre a busca por prazer e a consciência racional, a ciência tem algumas dicas para ajudar a evitar a procrastinação.

Dicas da ciência para fugir da procrastinação

No geral, a sociedade pune atrasos, mas não recompensa quem se organiza para entregar tarefas adiantadas. Então você mesmo pode fazer isso. Estabeleça pequenas recompensas para si mesmo quando você conseguir cumprir tarefas de forma adiantada. Uma pausa maior, uma horinha vendo sua série preferida… você escolhe.

Técnicas de relaxamento, como a meditação mindfulness, também são uma boa forma de evitar a procrastinação, já que você fica menos ansioso em relação à tarefa que precisa ser cumprida. “Dois estudos separados mostraram que estudantes que praticavam sessões rápidas de mindfulness eram menos propensos a procrastinar”, revela matéria da Superinteressante.

Outra técnica é: separe sua “TAREFA” em “tarefinhas” na sua lista de afazeres. Ao invés de “estudar”, escreva: “ler tal texto”, “revisar tal matéria”. Cumprir essas pequenas tarefas e riscá-las da sua lista vai te dar impulso para cumprir outras tarefas e evitar a procrastinação.

Fonte: Superinteressante.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.