Para os brasileiros que querem sair do país, mas não tem passaporte, existem alguns destinos que podem visitar sem precisar desse documento. Graças ao acordo do Mercosul, é possível viajar oito países tendo apenas o RG como principal forma de identificação. Atualmente, os brasileiros podem viajar na América do Sul e entrar na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela (sujeito a restrições políticas).
O que é necessário para viajar?
Apesar da facilidade de entrar nesses países, é importante ressaltar que é preciso ter em mãos um documento de identidade válido, como a Carteira de Identidade (RG), em bom estado de conservação e com foto recente. Por isso, verifique a validade do seu RG antes de viajar, pois precisa ter sido emitido nos últimos 10 anos.
Outro detalhe é que, embora seja possível viajar para esses países com o RG, algumas restrições podem se aplicar, como a duração da estadia permitida
Confira outras dicas para ter uma viagem tranquila
- Planejamento: Organize sua viagem com antecedência, reservando passagens, hospedagem e atividades. Dessa forma, se precisar passar por algum posto de imigração, essas informações facilitam a entrada do país.
- Seguro de viagem: Contrate um seguro de viagem para garantir tranquilidade durante sua viagem.
- Documentos: Leve uma cópia dos seus documentos importantes, como RG, passaporte (caso tenha), comprovante de vacinação contra a febre amarela (se necessário) e seguro de viagem.
- Moeda local: Troque dinheiro ou utilize um cartão de crédito internacional para suas compras. É bom saber quanto a nossa moeda vale na conversão para ter uma noção real de quais são os limites dos gastos.
.