Os cães naturalmente possuem um instinto protetor e até mesmo os vira-latas podem ajudar no processo de serem guardiões de uma casa. No entanto, se estiver procurando um cão para essa finalidade em específico, é preciso escolher com calma e entender que existem vários fatores para ser analisados, como tamanho do espaço, estilo de vida e nível de experiência com cães.
Algumas raças se destacam por suas características de proteção, mas é fundamental lembrar que o treinamento adequado e a socialização são essenciais para qualquer cão, independentemente da raça.
Raças populares como cães de guarda
Pastor Alemão
Quando pensamos em cães de guarda, o Pastor Alemão é uma das raças mais populares para isso, pois são inteligentes, leais e possuem um forte instinto protetor.
Rottweiler
É uma raça forte, pois tem músculos e com um olhar imponente. Dessa forma Rottweiler é um excelente cão de guarda. No entanto, requer um dono experiente e socialização adequada.
Doberman
Um dos principais destaques são suas orelhas pontudas, mas também são ágeis, inteligentes e possuem um porte elegante. Dessa forma, o Doberman é um cão de guarda muito eficaz. Sua lealdade e coragem são características marcantes.
Dogue Argentino
Forte, musculoso e com um temperamento equilibrado, o Dogo Argentino é um excelente cão de guarda.
Boxer
Apesar de terem um olhar dócil (e serem com seus donos) essa raça pode ser um ótimo cão de guarda, pois possuem muita energia e são muito inteligentes. Inclusive, é preciso ter alguns cuidados extras, pois é uma raça muito dominante que pode ser agressiva com outros cães.