Coisas que você nem desconfia sobre os cachorros

Apelidados de “os melhores amigos do homem”, os cachorros começaram a ser domesticados há cerca de 12 mil anos e continuam presentes na vida de enorme parte da sociedade, seja como cães de guarda, caçadores ou apenas companheiros fofinhos. Confira algumas curiosidades que você talvez ainda não conheça sobre os nossos amigos caninos:

Aquelas carinhas não são por acaso

Aquela carinha fofa que seu cachorro faz quando quer alguma coisa não é coincidência. Pesquisadores da Universidade de Portsmouth, nos Estados Unidos, realizaram um estudo com 27 cachorros usando um dispositivo que analisava seus músculos faciais. Eles descobriram que os cães que mais levantavam a sobrancelha e arregalavam os olhos eram adotados mais rápido no abrigo.

Outro estudo, dessa vez conduzido pela Universidade de Howard, concluiu que cães desenvolveram músculos ao redor do focinho e dos olhos, o que ajudou a estreitar a comunicação entre eles e nós humanos.

Focinhos são como digitais

Os humanos têm as digitais em seus dedos. Os cachorros têm seus focinhos. Os detalhes e ranhuras do focinho do seu pet são únicos e ajudam a identificá-lo.

Por que eles giram antes de deitar?

Calma, o seu bichinho não está caducando. Girar antes de deitar é um hábito antigo herdado dos ancestrais lobos. Antes de deitar, eles sentem a direção do vento e se deitam na direção contrário dele. Assim, se algum animal chegar, eles vão conseguir sentir o cheiro e se prepararem rapidamente para se defender ou atacar se necessário.

Cachorros também podem sofrer de depressão

Cachorros com depressão costumam apresentar perda de apetite, sonolência e indisposição. O quadro pode ser causado por vários fatores, incluindo se eles foram deixados em casa sozinhos por muito tempo.

Eles não veem só em preto e branco

Um dos mitos mais propagados sobre os nossos amigos caninos é de que eles apenas enxergam em preto e branco, mas isso não é verdade! Mas eles também não enxergam cores da mesma forma que os humanos. Eles não têm todos os tipos de células cone que nós e a visão deles varia entre tons de amarelo, azul e cinza.

Fonte: Pet é Pop, Assojuris e UOL.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.