Profissões mais bizarras que não existem mais hoje em dia

Ao longo da história, várias profissões surgiram, visando as necessidades de cada época. Ao olhar para trás, é curioso pensar que algumas realmente existiram e, com o passar do tempo, elas mudanças sociais levaram ao surgimento e extinção de diversas profissões. Algumas delas, por sua natureza peculiar, podem nos parecer bastante estranhas nos dias de hoje.

Muitas dessas profissões sumiram com o surgimento de máquinas e o desenvolvimento da tecnologia, que passou a ser mais acessível. Veja abaixo sete profissões bizarras que foram extintas: 

Caçador de Ratos 

Foi uma profissão bastante usada nas épocas antigas, pois antes de existir os raticidas modernos, a população de ratos era controlada por profissionais especializados em caçá-los. Eles utilizavam diversas técnicas, como armadilhas e cães.

Despertador humano 

Curiosamente, isso foi uma profissão em uma época que não existia rádios e muito menos despertadores. Assim, as pessoas pagavam para que esses profissionais apitassem ou batessem em suas janelas nos horários certos. 

Acendedor de Lampiões

Com a eletricidade, a necessidade de acender lampiões a gás tornou-se obsoleta. Esses profissionais percorriam as ruas acendendo e apagando os lampiões manualmente, algo que foi necessário por muitos anos. 

Leitor de Relógio Público

Em cidades menores, onde os relógios de pulso ainda não eram comuns, havia pessoas contratadas para subir em torres e ajustar os relógios públicos para que a população soubesse as horas.

Operador de Telegrafista

Com a invenção do telefone, a telegrafia se tornou essencial. Os telegrafistas eram responsáveis por enviar e receber mensagens codificadas através de um aparelho telegráfico. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.