Estes alimentos podem causar estragos no seu corpo
Você já ouviu aquele ditado “Você é o que você come”? A sabedoria popular se prova bastante correta nesse caso. Uma boa alimentação é fundamental para o bom funcionamento do seu corpo. E tudo com equilíbrio. Você não precisa se proibir permanentemente de comer nada, mas existem alimentos que é melhor evitar consumir com frequência, confira cinco exemplos:
1. Carnes processadas
Carnes processadas – bacon, por exemplo – têm índices mais altos de calorias, gordura e sal e são um fator de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, a Organização Mundial da Saúde classifica carnes processadas como cancerígenas.
2. Refrigerante
Com o seu alto índice de açúcar, os refrigerantes são associados a obesidade, diabetes tipo 2, além de cáries e cavidades dentárias. Eles também tem altos níveis de cafeína, substância que consumida em excesso pode contribuir para problemas como insônia e ansiedade.
3. Pão branco
O pão branco é feito com farinha refinada e perdeu praticamente todas as suas fibras e nutrientes durante o processo de produção. Esse tipo de pão contribui para o aumento de resistência à insulina e outras questões do metabolismo. Mas não precisa abandonar de vez o pão: substitua pelo integral.
4. Batatas fritas
Altas em calorias, sódio e gordura saturada, as batatas fritas, quando consumidas em excesso, aumentam o risco de obesidade, doenças do coração e outras condições crônicas.
5. Queijos processados
Queijos muito processados ganham gorduras saturadas e trans, sódio, açúcar e colorantes que podem aumentar níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.
“Quando estiver com vontade de comer queijo, escolha mussarela fresca, queijo feta, ricota ou queijo de cabra, que têm menos gordura e sódio em comparação com os queijos processados e podem conter mais proteína e cálcio”, explica a nutricionista Julia Zumpano ao Everyday Health.
Fonte: Everyday Health.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.