Estes são os grandes mistérios do universo
A humanidade existe na Terra há milhões de anos, mas o começo das explorações para fora do nosso planeta e a busca por conhecer o universo é relativamente recente. Mesmo com milhões em investimentos, pesquisas, sondas e tecnologias avançadas, parece que ainda temos muito mais perguntas do que respostas sobre o que está lá fora. Confira alguns dos maiores mistérios do universo para a ciência:
1. Como se formam as galáxias?
Existe uma explicação mais “básica” para a formação das galáxias: distribuição desigual de matéria primordial no universo recém-nascido. “Áreas de densidade ligeiramente maior atraíram mais matéria e cresceram com o tempo; os espaços vazios ficaram mais vazios”, explica a BBC.
Mas os cientistas continuam em busca de modelos mais específicos para entender a formação das galáxias e tudo só fica ainda mais complicado por causa de divergências entre simulações e as observações reais do espaço.
2. O que causou o Big Bang?
O universo começou em um único ponto de pequenas partículas quentes que foram misturando luz e energia até se expandirem e irem criando as primeiras estrelas e galáxias. O Big Bang é o “ponto zero” do nosso universo. Mas o que causou ele?
Essa é uma pergunta com nenhuma resposta sólida e várias teorias. O físico e pesquisador britânico Stephen Hawking afirmava que, o que quer que existisse antes do Big Bang, não pode ser contemplado em qualquer teoria que formulemos pois, para ele, nenhuma lei da física se aplica a esse momento anterior.
3. Nosso sistema solar é único?
Cientistas já sabem da existência de outros sistemas em que estrelas tão grandes quanto (ou até mais do que) o Sol são orbitadas por um ou mais planetas, mas ainda não foram encontrados sistemas tão parecidos quanto o nosso, principalmente no que diz respeita às condições de vida.
Fonte: BBC Sky at Night Magazine e Astronomy Magazine.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.