O sistema solar reserva inúmeros mistérios e um objeto em questão chama a atenção que é a sonda espacial Voyager 1, que está há mais de 24 bilhões de km da Terra. Enviada no dia 1977, o lançamento dessa sonda foi um marco na exploração espacial, tornando-se o objeto humano mais distante do nosso planeta.
Na época, ela foi enviada junto com a sua gêmea Voyager 2, com o objetivo de estudar os planetas gigantes do Sistema Solar, a Voyager 1 superou todas as expectativas e continua enviando dados para a Terra até os dias de hoje, estando nos limites do nosso Sistema Solar.
Qual a importância da sonda espacial Voyager 1?
Inicialmente, a missão da Voyager 1 era para realizar sobrevoos de Júpiter e Saturno, com o objetivo de coletar dados científicos e imagens de alta resolução desses planetas e suas luas. A sonda cumpriu com sucesso sua missão primária e, em seguida, continuou sua jornada para além do Sistema Solar.
Percorrendo o espaço desde então, no dia 12 de agosto de 2012 a sonda entrou mais uma vez para a história por se tornar o primeiro objeto criado por humanos a entrar no espaço interestelar. Essa conquista representou um marco monumental na exploração espacial, abrindo novas fronteiras para o conhecimento científico.
Por onde anda a Voyager 1?
Em 2023, a NASA perdeu o contato por um período, mas neste ano foi restabelecido o sistema e a sonda continua fornecendo dados valiosos para os especialistas. A sonda espacial segue sendo responsável por informações como ondas de plasma, campos magnéticos e partículas. O que mais chama a atenção nesse caso é a longevidade dela e como continua emitindo dados fundamentais para o nosso entendimento sobre o Sistema Solar.