Meu cachorro comeu chocolate: o que fazer?

Se o seu cachorro comer chocolate, saiba que é algo muito perigoso para o organismo do pet, causando uma intoxicação no animal, podendo trazer os seguintes sintomas, são eles: hiperatividade, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, diarreia, movimentos descordenados, hemorragia intestinal, coma e até morte.

Caso seu pet tenha se alimentado com chocolate, mesmo que em pequena quantidade, é recomendado que você o leve para o veterinário de maneira mais rápida possível, indique a quantidade que foi comida pelo seu cachorro, para que o médico especialista possa orientar em relação aos sintomas que poderão apresentar, e indicar o que pode ser feito para evitar complicações.

Para a tentativa de eliminar os sintomas da intoxicação alimentar por chocolate, o profissional veterinário pode utilizar de carvão ativado para diminuir a absorção das substâncias tóxicas. Outra técnica utilizada para salvar o seu cachorro de sintomas piores é a lavagem gástrica, para evitar o doce fique grudado na mucosa do estômago.

O que diz o Conselho Federal de Medicina Veterinária?

Em comunicado oficial no site, o Conselho Federal de Medicina Veterinária adverte a ingestão de chocolate pelos cachorros, através da fala do médico-veterinário Marcelo Weinstein Teixeira, que é conselheiro efetivo do CFMV. A seguir, confira a fala de Teixeira, que esclarece o maior problema do consumo do chocolate pelo seu pet:

“Quanto maior a quantidade de cacau na composição do chocolate, maior a porcentagem de teobromina e, com isso, maiores serão os efeitos. Por esse motivo, quanto mais amargo (mais escuro) o chocolate, mais teobromina ele tem e, consequentemente, maior o risco para a saúde do animal.”

1 comentário
  1. […] Conselho Federal de Medicina Veterinária, CFMV, adverte sobre o consumo do chocolate em seu site oficial, onde diz o seguinte através da […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.