O termo popular “borboletas no estômago” é bastante usado quando queremos explicar o que está acontecendo com o nosso corpo quando estamos apaixonados. O motivo dessas reações tem a ver com a quantidade de hormônios que liberamos conforme permitimos que os sentimentos se desencadeiam, fazendo com que uma série de reações físicas e emocionais ocorra. É como se o nosso organismo entrasse em um modo especial, focado inteiramente na pessoa amada.
Na ciência, é possível explicar o que acontece com o nosso corpo quando passamos por esses momentos de alegrias que só a paixão pode impulsionar. Por isso, sentimos uma série de emoções de uma vez só, que estão relacionadas na combinação de vários hormônios como: Dopamina, Noradrenalina, Serotonina, Oxitocina e Vasopressina.
Como cada hormônio funciona em uma pessoa apaixonada?
Quando passamos por algumas situações, o nosso corpo automaticamente libera os hormônios conforme acredita que precisa funcionar. Por isso, quando estamos apaixonados e passando por um momento de euforia por isso, um dos principais hormônios liberados é a Dopamina, que é responsável pelo prazer. Ela nos proporciona sensações de euforia, motivação e recompensa, fazendo com que busquemos a companhia da pessoa amada.
A Noradrenalina é responsável por aumentar a nossa frequência cardíaca, a pressão arterial e a atenção, deixando-nos mais alertas e energizados. Enquanto a Serotonina, é quem regula o humor e o apetite, mas seus níveis podem diminuir durante a paixão, o que pode levar a alterações no sono e no apetite.
A Oxitocina também está na lista por ser conhecida como “hormônio do amor” por promover o vínculo afetivo e a sensação de bem-estar. Por fim, a Vasopressina é quem fortalece os laços sociais e aumenta o sentimento de apego.
Quais outras alterações físicas o corpo passa quando estamos apaixonados?
Conforme os hormônios são liberados, nosso corpo passa por vários processos como o aumento da frequência cardíaca que faz com que o coração bata mais forte e as bochechas ficam coradas. Os olhos brilham mais e pode ocorrer sudorese, que é as mãos ficarem mais suadas e o corpo apresentar maior sensibilidade ao toque.
O libido também fica mais aflorado e, com a mente agitada, a insônia pode ser um resultado da euforia pela nova paixão. Alguns podem sentir mais fome, enquanto outros podem perder o apetite.