Os cães são animais que estamos acostumados a ter bastante contato, principalmente por sua disposição de aceitar os nossos carinhos. No entanto, os cães também têm suas preferências e podem se irritar com algumas atitudes humanas. Entender o que incomoda nossos companheiros caninos é fundamental para fortalecer o vínculo e garantir uma convivência harmoniosa.
Veja abaixo cinco atitudes que podem irritar os cães
1. Invasão de espaço pessoal
Assim como nós, às vezes tem momentos que os cães querem ficar sozinhos e alguns não gostam de sentir que estão perdendo espaço, gerando desconforto. É bom evitar enfiar o rosto na cara deles, pois alguns cachorros podem interpretar essa ação como uma ameaça, especialmente para cães mais tímidos. A barriga também é uma área sensível para muitos cães, e nem todos gostam de ser acariciados ali.
2. Mudanças abruptas na rotina
Apesar de serem sociáveis e ótimos companheiros, eles gostam de rotinas. Se não estiver acostumado com viagens, isso pode estressá-los. Por isso, alterar abruptamente os horários de alimentação, passeio ou sono podem deixá-los confusos e ansiosos. Brincadeiras intensas seguidas de momentos de calmaria podem ser cansativas e frustrantes para o cão.
3. Falta de clareza na comunicação
Evite deixá-los confusos. Se usar comandos diferentes para a mesma ação ou dar comandos de forma inconsistente pode confundir o cão. Assim como usar linguagem corporal contraditória, se você diz “senta” mas se inclina para frente, o cão pode não entender qual sinal seguir.
4. Falta de respeito aos limites
Obrigar o cão a interagir com outros animais ou pessoas que ele não conhece pode gerar estresse e ansiedade. Ao notar que ele está incomodado, não force a situação. Alguns dos sintomas podem ser bocejos, lambeijos excessivos, orelhas retraídas são sinais de que o cão pode estar desconfortável. Respeite esses sinais.
5. Limpeza excessiva
O banho é algo que incomoda muitos cães e dar banhos com muita frequência pode remover os óleos naturais da pele do cão, causando irritação e ressecamento. Muitos cães são sensíveis a cheiros fortes, como perfumes e produtos de limpeza, por isso evite usá-los.