Coisas radioativas que você tem em casa talvez nem saiba

A radioatividade pode parecer algo distante e é bastante associado com usinas nucleares, mas na verdade, estamos em contato com ela diariamente, mesmo dentro de nossas próprias casas. A boa notícia é que a quantidade de radiação presente nesses objetos é geralmente muito baixa e não representa um risco significativo para a saúde.

No entanto, existem vários objetos que possuem radiação e talvez não sabemos. Como no caso dos detectores de fumaça, que possuem o elemento radioativo amerício-241. O que os torna seguros é uma placa de cerâmica e lâmina que fica em volta, fazendo com que nossa saúde não seja prejudicada. 

Saiba outros objetos com radiação que está no nosso cotidiano 

As castanhas-do-Pará é um alimento que possui radiação por causa das suas raízes, que são capazes de absorver o metal rádio presente no solo. Apesar disso, para se tornar algo prejudicial para a nossa saúde, uma pessoa teria que comer a castanha o tempo todo e em grandes quantidades.

Talvez os fumantes não sabem, mas as folhas de tabaco absorvem elementos radioativos, como rádio, chumbo-210 e polônio-210. Outro item curioso dessa lista é aquelas famosas placas de sinais, como as de SAÍDA DE EMERGÊNCIA, que para serem produzidas precisam de um gás radioativo chamado trítio, que é o que permite o objeto brilhar no escuro, mesmo sem eletricidade.

Alguns tipos de cerâmica e vidro podem conter pequenas quantidades de urânio ou tório, elementos radioativos que ocorrem naturalmente. Assim como  rochas e minerais, alguns deles podem conter elementos radioativos, por isso, se for colecionador é melhor se atentar na quantidade de pedras que tiver em casa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.