Ter gatos em casa está cada vez mais comum, pois o hábito de cuidar dos bichanos se popularizou ainda mais nos últimos anos, principalmente com pessoas que procuram ter a companhia de um animal companheiro e tranquilo. No entanto, existem vários erros comuns que ainda circulam nas redes, sobre como cuidar de gatos, já que durante muitos anos foram criados mitos em torno da existência dos bichanos.
Esses mitos estão em vários lugares, como nos desenhos animados, que tinham o hábito de mostrar que os felinos tinham sete vidas para “gastar”. Este é um dos mitos mais famosos, mas não há nenhuma base científica para ele. Gatos são animais frágeis e podem sofrer ferimentos graves ou fatais.
Veja abaixo outros 6 mitos em torno dos gatos
Gato preto dá azar
Esse é um clássico que ainda acontece nos dias atuais, apesar de inúmeras campanhas alertando sobre isso ser irreal. Essa superstição começou na Idade Média na Europa em uma época onde os felinos pretos eram associados à bruxaria. Esses gatinhos pretos costumam ser amorosos e ótimos parceiros, por isso, não maltrate um animal indefeso com base em algo sem nenhum fundamento.
Leite faz bem para gatos
O leite é um assunto polêmico com tutores de gatos, pois até os gatos adultos às vezes pedem um pouco. No entanto, é recomendado não oferecer ao bichano, principalmente o leite de vaca que pode causar diarreia e outros problemas digestivos em gatos adultos, pois eles não possuem a enzima lactase necessária para digerir a lactose.
Gato não gosta de tomar banho
Gatos são animais que gostam de limpeza e fazem isso frequentemente da sua maneira. Conforme eles foram convivendo com os seres humanos, aperfeiçoaram o hábito de se limpar para se manter adequados à vida sobre as camas e sofás de nossas casas. No entanto, nem todos os felinos gostam da água, por isso, se adotar um filhote, é melhor acostumá-lo logo com esse tipo de banho.
Gatos não sentem emoções
O mito de que gatos não sentem as coisas e são frios só mostra como as pessoas não conhecem esses felinos. Na verdade, gatos são animais muito expressivos e capazes de sentir uma variedade de emoções, como alegria, tristeza, medo e amor.
Gatos não podem ser treinados
Embora os gatos sejam menos propensos ao treinamento do que os cães, eles podem aprender comandos básicos e truques com paciência e reforço positivo.
Gatos são independentes e não precisam de atenção
Embora os gatos sejam animais mais independentes do que os cães, eles também precisam de atenção, carinho e interação social. Por isso, evite deixá-los sozinho por muito tempo, pois podem desenvolver doenças relacionadas à ansiedade.