Quando pensamos em ter um animal, é normal querer que eles vivam para sempre, mesmo que isso seja impossível. Por conta disso, algumas pessoas optam por pesquisar quais raças de cães possuem uma longevidade maior, visando ter o máximo de tempo possível da companhia deles em suas vidas.
No entanto, a expectativa de vida de um cão pode variar significativamente de acordo com a raça, genética, cuidados e estilo de vida. Algumas raças, por características físicas e predisposições genéticas, tendem a ter uma vida mais curta.
O que determina a expectativa de vida dos cães?
É curioso pensar que o tamanho do animal interferia na sua expectativa de vida, e infelizmente, cães de grande porte tendem a ter uma vida mais curta devido ao desgaste físico e maior predisposição a doenças cardíacas e ósseas. Outro detalhe importante é a predisposição genética que cada cão herda, fazendo com que algumas raças sejam mais propensas a desenvolver doenças específicas, como displasia coxofemoral, problemas cardíacos e distúrbios respiratórios.
Isso também serve para cães com focinhos achatados, como Bulldogs e Pugs, raças conhecidas como braquicefálicas e podem ter dificuldades respiratórias e problemas de saúde relacionados.
Veja abaixo outras raças que tem expectativa de vida curta
- Dogue de Bordeaux: Apesar da aparência imponente, essa raça tem uma expectativa de vida entre 5 e 8 anos, devido a problemas cardíacos e torção gástrica.
- Mastiff: Também é um cão de grande porte que possui uma expectativa de vida menor, entre 6 e 10 anos, devido a problemas de saúde como displasia coxofemoral e torção gástrica.
- São Bernardo: Bastante popular em filmes, o São Bernardo tem uma expectativa de vida de 8 a 10 anos, devido a problemas cardíacos e articulares.
- Rottweiler: Conhecido por sua força e lealdade, o Rottweiler tem uma expectativa de vida de 9 a 10 anos, devido a displasia coxofemoral e problemas cardíacos.